Conheça Laguna

História

Laguna, cidade maravilhosa e abençoada por Deus, dona de uma paisagem natural e exuberante, completou 333 anos no dia 29 de julho de 2009, e 24 anos de Tombamento Histórico. Laguna possui um poligonal de tombamento que compreende aproximadamente 600 edificações, que fazem parte de um dos mais valiosos conjuntos arquitetônicos do país. Com colonização açoriana dos imigrantes advindos das Ilhas de Açores em 1740, aqui incorporaram seus usos e costumes.

A Festa de Santo Antônio dos Anjos é uma das mais famosas de Laguna e acontece a cada 13 de junho, é a festa do padroeiro da cidade. A Igreja Matriz que leva o nome do santo padroeiro tem mais de 300 anos e o início da construção se deu em 1696. A procissão atrai milhares de fiéis todos os anos. Laguna é referência na história Catarinense. Por aqui passaram o Tratado de Tordesilhas, firmado entre Espanha e Portugal que dividiu terras em 1494.

Aqui se ergueu bases para o movimento Revolucionário Farroupilha, onde os casarios açorianos testemunharam o amor entre a jovem nativa e rebelde Ana Maria de Jesus Ribeiro, e Giuseppe Garibaldi. Ana Maria virou Anita Garibaldi e seguiu seu companheiro nas batalhas tornando-se a Heroína de Dois Mundos. Essa história inspirou inclusive o teatro épico que é realizado na cidade todos os anos, "A República em Laguna", que conta além do romance e das batalhas, os aspectos culturais desse povo.

No Folclore a expressão mais prestigiada é a brincadeira do Boi-de-Mamão, trazida pelos açorianos há mais de dois séculos e meio, em Ribeirão Pequeno, bairro do interior de Laguna. É possível assisitir aos Bois-de-Mamão Mirim e adulto tradicional. O Folclore se manifesta também na dança da ratoeira, cantigas do terno-de-reis, festa do divino e o arco-florido da Ponta da Barra.

A gastronomia possui um cardápio bastante variado e saboroso, pratos elaborados com frutos do mar, camarão ao bafo, frito, casquinha de siri, marisco a vinagrete e tainha na brasa, são exemplos deliciosos da culinária local. A economia é baseada na pesca, no comércio e no turismo.

Turismo

Conhecida por todo seu potencial turístico, histórico e cultural, Laguna tem o melhor Carnaval do Sul, com desfiles das Escolas de Samba no sambódromo e carnaval de rua no Mar Grosso. Seu litoral privilegiado, possui 20 praias que distribuem-se de norte a sul com características diversas, para a prática de esportes como o surf e o bodyboard. Turistas e atletas adeptos das ondas podem escolher a praia de sua preferência.

O Molhes da Barra com 1km de extensão de terra e pedras, possibilita o tráfego de veículos e facilita a prática do surf e da pesca artesanal. O Farol de Santa Marta inaugurado em 11 de junho de 1891, foi construído a 28 metros acima do nível do mar e é outro paraíso, atraindo turistas de todas as partes. Outra atração é a Pedra do Frade, um verdadeiro enigma, equilibrando-se em curiosa posição com seus nove metros de altura e cinco de diâmetro que desperta a curiosidade de todos. A cidade é contornada por duas grandes Lagoas denominadas Santo Antônio e Mirim.

Do alto do Morro da Glória com seus 126 metros de altura é possível ter um panorama geral da cidade. Os "liquinhos", acessórios utilizados na pesca, transformam a Lagoa à noite numa verdadeira cidade flutuante, que pode ser vista por quilômetros. Como se não bastasse, a natureza foi além, pois em Laguna pescadores e botos mantêm uma fantástica e amistosa relação, onde os botos auxiliam atraindo o peixe até as redes dos pescadores. Este fenômeno, de causas desconhecidas por biólogos, só é presenciado aqui em Laguna, não existindo em nenhum outro lugar do mundo.

Por esses e tantos outros motivos, Laguna é um verdadeiro paraíso para os que aqui vivem e para os turistas de todas as partes. Laguna é cultura, arte e história. Faça parte deste paraíso, conheça Laguna.

Texto: Assessora de Imprensa e Comunicação Social da PML

Localização



Área: 353km2 , sendo 129km2 de zona urbana, distrito de Pescaria Brava com 28km2 e Ribeirão Pequeno com área de 126km2

População: Total de 47.568 habitantes, sendo 37.284 na área urbana e 10.284 na zona rural, segundo censo IBGE/2000

Faixa Litorânea: Extensão 28.706 metros

Localização: Situado na Região Sul do Estado de Santa Catarina, apresenta latitude de 280 28' 54'' ao Sul e longitude 480 46'56'' à W de Greenwich e altitude média de 4 metros

Limites: Ao norte, município de Imbituba e Imaruí, ao sul o município de Jaguaruna ao oeste, os municípios de Capivari de Baixo, Gravatal e Tubarão, ao leste, com o Oceano Atlântico.

Distâncias:
Tubarão 30 Km.
Criciúma 69 km
Florianópolis 110 km
São Paulo 815 km
Curitiba 410 Km
Rio de Janeiro 1254 km
Imbituba 30 km
Garopaba 51 km
Porto Alegre 344 km
Gramado 459 km
Lages 247 km

Rodovia: Através da BR-101, pela zona Norte, por Jaguaruna pela zona Sul e Capivari de Baixo pela zona Oeste e BR 116 com conexão SC 436 (Lages) principalmente para turistas residentes no Oeste do Rio Grande do Sul e Oeste de Santa Catarina

Praias: Praia de Itapirubá; Praia do Mar Grosso; Praia do Gi; Praia da Tereza; Praia da Galheta; Prainha do Farol; Praia do Sol; Praia do Iró; Praia Molhes da Barra; Praia dos Botos; Praia do Seis; Praia do Tamborete; Praia do Gravatá; Praia do Maneloni; Praia do Ypuã; Praia Grande; Praia da Cigana e Praia de Cabeçuda;

Aeroportos:
Aeroporto Hercílio Luz (136 km)
Florianópolis Fone: 48 3331-4000

Aeroporto Anita Garibaldi
Dimensão (metros): 1.500 x 23 (Saibro)
Para pequenas aeronaves
Natureza da pista: Saibro
Altitude: 6 metros
"Latitude: 28º 22' 34"
"Longitude: 48º 44' 32"

Porto de Laguna:
Capacidade para Iates, veleiros e barcos de pesca.
Porto Pesqueiro 80 toneladas gelo/dia
Cais: 300 metros
"Latitude: 28º 29' 47"
Longitude: 48º 46' 09>

Temperatura: Média anual é de 19,70ºC, máxima absoluta em torno de 36,30ºC e mínima de 16,50ºC, entretanto no inverno a mínima registrada é de 5,2º C

Hidrografia: No município de Laguna a principal bacia fluvial é a do Rio Tubarão. No Delta do Rio Tubarão os principais rios são: Rio Sambaqui pequeno, Rio Sambaqui, Rio da Carniça, Rio da Madre, Canal da Jaguaruna e Rio do Meio. Outras pequenas bacias se localizam a oeste das Lagoas Santo Antônio e Imaruí, são de rios poucos extensos e encaichoeirados. Os principais rios são Rio Carreira do Siqueiro, Ribeirão da Pescaria Brava, rio Parobé, Ribeirão Pequeno, Ribeirão Grande e rio Taquaruçu.Todos os braços são fartos em pescado

Pico: Morro Grande - 423m (Morro da Embratel), Morro do Cupido - 365m e Morro dos Mendes

Lagoas: As lagoas ligam-se ao Oceano através da Lagoa de Santo Antônio, pelo Molhes da Barra e pela Lagoa do Camacho. Possuem salinidade variável devido a interligação e a distância do mar. São elas: Mirim, Imaruí, Santo Antônio, Santa Marta, Camacho, Garopaba do Sul, Manteiga e Ribeirão Grande. Há por todas áreas inúmeros canais de irrigação e drenagem para a agricultura e pecuária. As lagoas são de grande importância econômica pela quantidade de peixes e camarão.

Vegetação: Diversificada, típica de Mata Atlântica e também com áreas de restinga e mangue. Algumas espécies nativas da região: Bromélias, butiazeiro, coqueiros, gerivá, ipê amarelo, aroeira, araçá, pitanga, taquareira, palmito, xaxim, canela, etc.

Economia: A economia do município baseia-se principalmente na Pesca, com alta produção de camarão e siri em suas lagoas e de pescados na costa do Atlântico Sul. A pecuária e a agricultura são desenvolvidas principalmente no interior.
O turismo e o comércio são outros fatores econômicos.

Newsletter

» Cadastre seu e-mail e receba novidades exclusivas.